AAFESP Lança DVD sobre câncer de colo de útero

Por Elaine Paiva

          Ong lança o documentário e traz à tona a discussão sobre o tema

          Aconteceu no dia 26 de novembro o lançamento do DVD "Mãe do Corpo" produzido pela Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo. Com o apoio Ministério da Saúde e do Sesc São Paulo, e dirigido pelo cineasta Endrigo Moraes, o documentário traz a discussão sobre a alta incidência do câncer de colo útero, especialmente em mulheres negras, abordando tópicos como causas, prevenção e conseqüências, em fatos relatados por homens e mulheres.
          De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que 80% das mulheres que já iniciaram a relação sexual estejam contaminadas com o HPV. E apesar de só 1% das infectadas desenvolverem a doença, o câncer de colo de útero mata cerca de 7 mil mulheres por ano no Brasil e afeta 20 mil.
          Segundo a professora Berenice Kikuchi, coordenadora do documentário – que surgiu a partir de um curso desenvolvido por ela mesma – "o projeto visa ampliar a discussão sobre a doença que afeta milhares de mulheres por simples falta de informação. Além disso o fato de enfocar principalmente mulheres negras deve-se a descoberta (através de uma pesquisa feita por ela em 2001) de que o câncer de colo de útero é a terceira causa de morte para mulheres negras enquanto é a sexta para mulheres brancas".
          Berenice Kikuchi afirma que o documentário é uma forte arma na prevenção do câncer de colo de útero, já que o produto audiovisual tem muito mais impacto do que livros e cartilhas, podendo assim, auxiliar os dois últimos, e sendo também um grande aliado em palestras em escolas, comunidades e unidades de saúde.
          Cerca de 300 pessoas participaram do lançamento, que aconteceu no CEU Água Azul bairro de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. O DVD já está disponível na sede da Associação. Para adquiri-lo entre contato pelo telefone 2225-3994.

Capa do DVD

Berenice Kikuchi inicia debate sobre o tema.




CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h