AAFESP oferece curso de Multiplicadores e mais uma vez supera as expectativas dos alunos

Por Elaine Paiva

           A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo apresentou entre os dias 26 e 28 de setembro, o XXVI Curso Intensivo Para Profissionais de Saúde e Movimento Social Negro. O curso que reuniu 20 alunos, entre pessoas com anemia falciforme, familiares, movimentos sociais e profissionais de saúde de várias partes do Brasil, visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade por Anemia Falciforme.
           Durante o curso, que tem 36 horas de duração, os alunos têm acesso a um sistema de educação diferenciado e interativo onde aprendem a reconhecer os sinais e sintomas da Anemia Falciforme e principais complicações clínicas, além de identificar os fatores sociais, psicológicos e étnicos que interferem na vida do doente e seus familiares.
           As aulas são ministradas pela Profª e Mestre em Educação Berenice Kikuchi, que é Enfermeira de Saúde Pública e Pesquisadora em Anemia Falciforme.

Depoimentos

           "Aprendi muito. Esse é um conhecimento que servirá para ajudarmos a nós mesmos ou a quem um dia precisar" (Adriana Dias – Enfermeira)

           "O curso me surpreendeu. Eu esperava palestras fechadas, mas houve discussão e enriquecimento com histórias e fala dos participantes. Os exercícios são dinâmicos. Vivi, com certeza, experiências maravilhosas, como por exemplo, me pôr no lugar do outro e de alguma forma poder transmitir afeto, carinho e solidariedade" (Carla Carloto – Estudante de Enfermagem).

           "Entendi que quando pessoas se unem, o conhecimento aumenta" (Damaris Melo – Enfermeira).

           "Não é apenas educação em anemia falciforme, é um grande complexo que envolve história, política, questões raciais e saúde. Conhecimentos como esses podem ser estudados de diversas formas, mas o melhor é despertar a consciência das pessoas e um lado emocional que não conhecemos pela teoria" (Lilian Ferreira – Técnica em Nutrição).

           "Além de esclarecer todas as minhas dúvidas, me fez uma pessoa melhor, determinada, consciente e capaz de fazer alguma coisa em função do próximo" (Natália dos Santos – Auxiliar Administrativo).

           "É uma experiência nova. Não sabia que esse tipo de anemia era tão grave. É um novo aprendizado para a minha vida social e profissional" (Nely de Cássia Silva – Estudante de Nutrição).

           "Espero que eu possa participar de mais cursos desses" (Raimundo Djalma Souza).

           "O curso serviu para eu poder ajudar mais a minha filha. Reconhecer os sintomas e também poder ajudar a outras pessoas com a doença" (Reinaldo Melo – Pedreiro).

           "Não só aprendi como vivenciei os momentos de crises. A Berenice esclareceu todas as minhas dúvidas nesses três dias de curso. Aprendi sobre valores humanos, ética, técnicas, enfim, tudo o que ouvi será ótimo para poder ajudar os demais" (Suely Cantarin – Diarista).

           "Não imaginava que a didática do curso fosse tão bem planejada, visando adquirir conforto para nós. Tudo foi bem elaborado. Gostei desde a infra-estrutura até o palestrante. Tudo ótimo. Todos muito receptivos" (Stela Maris da Silva – Estudante).

           "O curso sensibilizou os participantes sobre os valores humanos, houve conhecimento técnico e científico apurado e de forma clara, o que possibilitou a melhor compreensão do tema" (Thais Lima – Terapeuta Ocupacional).

           "Estou saindo daqui mais preparada para dialogar sobre a anemia falciforme" (Vandete Ramos – Auxiliar de Atendimento Social).

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h