Comemoração do Dia Internacional da Mulher e Aniversário da Associação de Anemia Falciforme

Por Elaine Paiva

           A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo comemorou no dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, o seu 11º aniversário oficial e 18° aniversário de atuação no atendimento de pacientes com Anemia Falciforme.
           A Aafesp é uma instituição sem fins lucrativos, constituída por amigos, familiares e doentes falciformes, e tem como meta a organização social dos doentes falciformes, visando ao desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas para a redução da morbidade e mortalidade por anemia falciforme no Brasil e no mundo.
           A comemoração contou com a apresentação do protótipo da nova bomba de infusão para a quelação de ferro, utilizada em pacientes com anemia falciforme para a remoção de ferro do organismo.
           Com iniciativa da Associação de Anemia Falciforme, a nova bomba de infusão, desenvolvida pelo Engenheiro Rafael de Souza, é um projeto adaptado à realidade brasileira. Trata-se de um produto descartável, que além de ser produzido por um custo baixo, sairia por apenas R$ 5,00 para cada paciente, por dia. Um ganho alto, considerando-se que atualmente o produto é fabricado somente nos Estados Unidos e na Itália e, portanto, deve ser importado, saindo por um custo muito elevando para os pacientes que precisam dele. Além disso, não há ainda no Brasil um lugar que faça a manutenção das bombas quebradas.
           Durante o evento, que aconteceu na sede da Aafesp, no bairro do Tatuapé, foi apresentada ainda a palestra Mulheres Negras e Câncer de Colo de útero. A palestra apresentada por Berenice kikuchi, presidente fundadora da Associação de Anemia Falciforme teve como foco principal a alta incidência do câncer de colo de útero em mulheres negras.
           O aniversário da Aafesp foi comemorado com um final de semana festivo, apresentação de vídeos educativos, debates e um coquetel oferecido aos amigos, paciente, parceiros e colaboradores da Associação.

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h