Aafesp, juventude e autocuidado

Por Elaine Paiva

           A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo promoveu  nos dias 01, 02 e 03  de maio, o curso juventude e autocuidado. Segundo o Coordenador da Juventude Aafesp, Anderson Alves, o  objetivo do curso é fazer com que os jovens com anemia falciforme se tornem responsáveis por si mesmo, e  também que  se tornem líderes em suas comunidades e associações. "Espero que  eles possam trabalhar na implantação de políticas públicas para a juventude com a anemia falciforme", disse o coordenador.
           O curso, que aconteceu na cidade de Mongaguá, litoral de São Paulo,  reuniu  10 jovens em um debate sobre autocuidado, liderança, medicamentos, cura, trabalho, transporte, sexualidade, entre outros.
           De acordo com Anderson ainda falta incentivo para que os jovens se interessem pelo autocuidado e se tornem multiplicadores. "Estamos tentando mudar isso, pois se trata de uma coisa que mexe com a vida de nós mesmos. E nós não estamos mais esperando. Estamos nos desenvolvendo e nos tornando líderes de nós mesmos. Vejo que depois do curso de multiplicadores, onde foi iniciada a nossa 'vida política', estamos sabendo que somos todos iguais e que queremos igualdade.  Temos limitações, mas isso não impede que façamos as coisas que os outros fazem", conta Anderson.
           O curso, além de ser um momento de lazer  e descontração para os jovens com anemia falciforme, pois foi realizado em um final de semana na praia, ainda trouxe conscientização e novas idéias, que serão apresentadas em um vídeo produzido pela Aafesp.  "Mas esse é só o primeiro passo, temos muito a fazer.  Com a união de todos esses jovens e o fortalecimento de todos alcançaremos nossos objetivos", encerra o coordenador.

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2957-6783
Horário- 9 às 17h