AAFESP oferece XXVI Curso de Multiplicadores e mais uma vez supera as expectativas dos alunos

Por Elaine Paiva

           A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo ofereceu, nos 20, 21 e 22 de junho, o XXVI Curso Intensivo Para Profissionais de Saúde e Movimento Social Negro. O curso, que faz parte do projeto Educação em Anemia Falciforme e tem como finalidade principal contribuir para a redução da morbidade e mortalidade por Anemia Falciforme, mais uma vez inovou e superou as expectativas de seus alunos.
           Durante as aulas ministradas pela Professora Dr. Berenice Kikuchi têm objetivo multiplicador, fazendo com que o aluno saia apto a reconhecer e auxiliar pacientes falciforme e seus familiares, além disso, o conteúdo incentiva e busca um tratamento mais humanizado por parte de profissionais de saúde, professores e sociedade, além de oferecer material para que o próprio paciente consiga entender suas limitações e ter melhor qualidade de vida.

Depoimentos:

1 - Para mim, que tenho o problema o curso foi muito importante. Aprendi como tratar a humanidade com mais amor, carinho, dedicação e principalmente entendimento". (Viviane Alves de Souza – Auxiliar Administrativo)

2 - "O curso serviu para aperfeiçoar conhecimento e interesse que já tenho quanto à consciência política e de luta contra o preconceito. O curso superou minhas expectativas, me permitindo ser co-responsável na divulgação e parceria que espero criar como profissional, com a Associação". (Maria  Claudia Rodrigues – Enfermeira)

3 - "Foi importante ter o conhecimento da doença, principalmente por ter um familiar com anemia falciforme. O curso ajuda a melhorar o relacionamento com o paciente, respeitando valores, passa conhecimento técnico e científico, me abriu um campo de conhecimento muito útil para o envolvimento e a ação diante da anemia falciforme". (Norival de Souza Cavalcante – Operador de Injetora)

4 - "O curso foi extremamente importante, uma vez que pretendo trabalhar com essa questão. Superou minhas expectativas e nos traz coisas da atualidade, seja no científico ou no técnico". (Pámela Cristine Carlos – Farmacêutica)

5 - "Adquiri mais conhecimento e me tornei mais compreensiva. Vou levar uma boa bagagem, Tenho certeza de que foi a melhor coisa". (Márcia Tânia Alves – Historiadora)

6 - "O curso mostra uma questão social referente às doenças, me proporcionou um olhar com mais humanidade, uma visão não apenas racial e sim social, um conhecimento além do que foi desenvolvido na universidade, de uma forma ampla e objetiva". (Mariana Magalhães do Nascimento)

7 - "O curso é importante para sabermos sobre o assunto quando for necessário. Com relação a valor humano, o curso nos mostrou que devemos diminuir o preconceito e no aspecto técnico, a orientadora desenvolveu o assunto de forma clara e objetiva. Trouxe conhecimento político, um grande conhecimento e muita esperança". (Márcia de Oliveira Ribeiro – Auxiliar de Enfermagem)

8 - "O curso contribuiu para a obtenção de informações que irão enriquecer uma pesquisa que eu e um grupo de amigos estamos fazendo e possibilitou, principalmente, entender que as pessoas portadoras de anemia falciforme, bem como seus familiares, necessitam de atendimento especial, de informações claras para que possam cuidar da doença e exigir o tratamento correto. E isso só é possível quando elas têm conhecimento. Foi muito bom". (Tatiana Maria Tenório Cavalcanti – Técnica de Enfermagem).

9 – "Tive um grande impacto quanto a minha visão social e cultural. A forma com que o curso foi ministrado possibilitou uma abordagem qualificada da anemia falciforme em todos os aspectos. Superou minhas expectativas, pois, a princípio, imaginei que o curso seria voltado somente para a divulgação da doença no seu aspecto fisiopatológico, e na verdade trouxe uma visão geral da doença, ou seja, política e social". (Danielly Barbosa Morais - Auxiliar Técnico em Enfermagem)

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h