Projeto: Educação em Anemia Falciforme – AAFESP oferece curso de Multiplicadores e supera as expectativas dos alunos

Por Elaine Paiva

           A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo apresentou entre os dias 14 e 16 de março, o Curso Intensivo Para Profissionais de Saúde e Movimento Social Negro. O curso que reuniu 18 alunos, entre pacientes, familiares, movimentos sociais e profissionais de saúde, visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade por Anemia Falciforme.
           De acordo com a Profª Berenice Kikuchi “a iniciativa serve para que a doença seja conhecida, tanto pela população em geral, como pelos profissionais da saúde”. Segundo ela, a falta de conhecimento é o que mais contribui para o diagnóstico tardio, tratamento inadequado, causando a alta morbidade e mortalidade por anemia falciforme.
           E os alunos apóiam a iniciativa. “A partir do conhecimento, me sinto mais incentivada a avançar na busca dos direitos dos pacientes junto às autoridades competentes e aos serviços oferecidos pelos SUS”, disse a aluna Maria Vitória Nascimento de Souza (Associação dos Anêmicos Falciformes de Ilhéus). “A forma como o curso foi abordado me dará possibilidade de olhar com outros olhos para as pessoas com doença falciforme e mais segurança para auxiliar não só o paciente, como o familiar”, completa Izabel Cristina Barbosa (Enfermeira - Prefeitura de Taboão da Serra).
           Durante o curso, que tem 36 horas de duração, os alunos têm acesso a um sistema de educação diferenciado e interativo onde aprendem a reconhecer os sinais e sintomas da Anemia Falciforme e principais complicações clínicas, além de identificar os fatores sociais, psicológicos e étnicos que interferem na vida do doente e seus familiares. “Muita coisa pode ser mudada. E a auto-educação dos portadores é de extrema importância, pois saberemos os nossos limites e possibilidades” (Virlane Carmo Ferreira – paciente - Bahia).
           O curso é oferecido mensalmente pela Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, com aulas ministradas pela Profª e Mestre em Educação Berenice Kikuchi, que é Enfermeira de Saúde Pública e Pesquisadora em Anemia Falciforme e por Evaristo Santos Pinto, Diretor de Políticas Integradas da AAFESP. As inscrições já estão abertas para a edição de abril e podem ser feitas pelo telefone 11 6225-3994.

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h