Seminário para o Atendimento de Urgência e Emergência em Doença Falciforme.

Por Elaine Paiva e Evaristo Santos Pinto

           Aconteceu nos dia 28 e 29 de março, o Seminário para o Atendimento de Urgência e Emergência em Doença Falciforme. O evento teve inicio no dia 28 com a exposição do Programa Integral ao Portador de Anemia Falciforme Nacional, Estadual e Municipal. Nessa oportunidade, a Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo aproveita para parabenizar o trabalho da área técnica de saúde da população negra, em especial a Dra. Elizabete Pinto em parceria com o Dr. Luiz Eduardo (Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde).
           O segundo dia do evento contou com a participação de grandes especialistas e estudiosos em anemia falciforme, entre eles: Cássio Rogério Dias Lemos Figueiredo, Profa. Dra. Maria Stella Figueiredo, Dra. Sandra Calegare, Dra. Tânia Marini de Carvalho, Sr. José Eduardo Lauandos, Dra. Patrícia Blum, Profa. Dra. Josefina Aparecida Pellegrini Braga, Dra. Helena Reis, Dra. Marcela Vieira dos Santos, Dra. Perla  Vicari, Prof. Dr. Rodolfo Cansado, Enf. Maria da Glória Silva Gordo Marcondes, Enf. Berenice Kikuchi e Sheila Ventura Pereira.
           Toda a reivindicação e ação em políticas públicas da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo se efetivaram na grande apresentação da profa. Berenice Kikuchi, com o tema Auto Cuidado em Anemia Falciforme. Nessa apresentação, Kikuchi trouxe a vivência e a experiência do ambulatório de anemia falciforme e as ações da Aafesp como resultante em políticas públicas e cuidados. Outra participação bastante significativa foi a da educadora Sheila Ventura Pereira da Aprofe, que trouxe o tema Convivendo Com a Doença.
           O Seminário, que reuniu cerca de 120 pessoas, foi realizado no Grande Auditório da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) e teve como proposta capacitar os profissionais da rede pública municipal que prestam serviço de urgência e emergência, implementando políticas de assistência aos portadores de doença falciforme. A Aafesp parabeniza a todos pela grande iniciativa.

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h