Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo produz vídeo sobre câncer de colo de útero

Por Elaine Paiva

            Aconteceu no dia 09 de março, na Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, o pré-lançamento do vídeo-documentário sobre o câncer de colo de útero.
            O vídeo, produzido pela Associação de Anemia Falciforme com o apoio Ministério da Saúde e direção de Endrigo Moraes, traz a discussão sobre a alta incidência do câncer de colo útero, especialmente em mulheres negras, abordando tópicos como causas, prevenção e conseqüências, em fatos relatados pelas próprias mulheres.
            O pré-lançamento aconteceu, na sede da Associação de Anemia Falciforme, no Bairro do Tatuapé, onde foi oferecido um coquetel e após a exibição do vídeo houve uma reunião de mulheres negras que realizaram um debate sobre o tema e sua importância. Durante o debate, pôde-se perceber as mudanças e os impactos causados pelo documentário. Algumas mulheres presentes decidiram fazer o exame de prevenção do câncer de colo do útero, o Papanicolau, após terem assistido o vídeo. “Vou confessar uma coisas para vocês: Eu nunca fiz um exame de Papanicolau. Fui deixando o tempo passar e já faz mais de vinte anos que não faço um exame. Não por falta de informação, é por falta de interesse mesmo. Mas agora depois de ver esse vídeo, acho que nessa semana vou resolver isso”, disse Cida Moura, uma das participantes do debate.
            O evento, que fez parte da comemoração de aniversário da Associação de Anemia Falciforme, contou com a presença de associações locais, participantes do vídeo, pacientes, amigos, parceiros e colaboradores da Aafesp.

            O documentário tem lançamento previsto para o mês de maio de 2008. E após o lançamento será distribuído para outras instituições.

CONTATO

Rua Margarida de Lima , 18
Tatuapé - São Paulo - SP
Fone : 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2225-3994
Horário- 9 às 17h