PUBLICAÇÕES SOBRE ANEMIA FALCIFORME

Com propósito de ampliar mobilização social na temática Anemia Falciforme, no ano de 2004, optamos por trabalhar a informação com reedidores sociais.
Conforme Toro, reeditor social são pessoas que têm público próprio, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, professores, etc, o reeditor tem a capacidade de modificar, introduzir, ou eliminar mensagens dentro de seu público. Com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde organizamos o projeto Educação em Anemia Falciforme para profissionais de saúde e lideranças do movimento social negro, sendo realizado quatro cursos em São Paulo e um em Goiana.
Ao termino de cada curso, o participante apresenta um projeto, conforme sua realidade local e campo de atuação que é discutido no grupo para encontrar propostas com afinidades, e assim, estabelecer parcerias entre si. Os reedidores recebem material educativo produzido pela AAFESP, livros ,cartilhas e cartazes, passando a ser a referência da AAFESP para palestras, participação em seminários, eventos da comunidade negra e outros em sua cidade.
Esta fase do projeto envolveu 11 cidades do Alto Tietê – SP e cinco países, Cuba,Uruguai, Colômbia, Equador, com 120 participantes.

Conheça alguns projetos dos reedidores sociais da AAFESP
Esta em Power Point

Pesquisa e publicação

Elaboração de material técnico científico, informativos educativo que permitem a apropriação do conhecimento por diferentes segmentos da população.

Difusão de informações divulgação na mídia, palestras, cursos, seminários e debates, visando a ampliação do conhecimento e incorporação de novos conhecimentos.

Conheça o material informativo e educativo da AAFESP

Anemia Falciforme um problema nosso
Formato cartilha em duas cores
Quatro páginas
Possui às informações de base sobre a enfermidade, sendo de utilidade às pessoas com a enfermidade, familiares, amigos, colegas de trabalho e sociedade, em geral.

Remessa por correio, mediante envio de selos

Anemia Falciforme viajemos por esta história
Formato cartilha cinco cores
História em quadrinhos - cinco páginas
Pautados de enfoque sócio-histórico os personagens introduzem informações a respeito da cultura africana, a diáspora africana , a inserção da população negra no Brasil, além de informações técnicas e científicas a respeito da enfermidade.

Anemia Falciforme manual para agentes de saúde e educação
Formato livro – 80 páginas ilustradas
Dimenciona a criança e adolescentes com Anemia Falciforme dentro de um contesto étnico, social e político. Apresenta de forma científica e objetiva todas as formas de complicações clínicas e com base nestas focaliza o tipo de atenção que deve ser oferecido na escola e serviços de saúde.
A linguagem é coloquial, de forma que conceitos técnicos e científicos sejam absorvidos por diferentes públicos.
Aquisição – R$ 25,00 mediante depósito em conta bancária.
Associação de Anemia Falciforme do Estado do São Paulo.
Envio pelo correio

Anemia Falciforme manual para trabalhadores de saúde e educação nas Américas
Formato livro – 240 páginas ilustradas
Inglês, português, espanhol
Edição realizada como o apoio da OPAS/OMS
Com base na Anemia Falciforme dimenciona a população negra nas Américas e a necessidade dos países membros da Organização Pan-Americana de Saúde implantarem políticas públicas que contemplem esta parcela da população negra . Com esta edição, a AAFESP e OPAS/OMS espera contribuir para a redução da morbi-mortalidade por meio de políticas voltadas à criança e adolescentes com Anemia Falciforme dentro de um contexto étnico, social e político. Apresenta de forma científica e objetiva todas as formas de complicações clínicas e, assim focaliza o tipo de atenção que deve ser oferecida na escola e nos serviços de saúde.
A linguagem é fácil de forma que conceitos técnicos e científicos sejam absorvidos por diferentes públicos.



CONTATO

Rua Boacica, 422
Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Fone: 11 2957-6783
Horário- 9 às 17h